Os utentes e funcionários dos lares do concelho já receberam a primeira dose da vacina em Janeiro.
Segundo a informação avançada pela Câmara Municipal de Alenquer, já foi administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), nas Casas de Acolhimento e nas Unidades de Cuidados Continuados do concelho.
A primeira toma, começou em Janeiro, onde foram administradas 862 vacinas aos utentes e funcionários das instituições, considerados prioritários no plano de vacinação definido pelo Ministério da Saúde. A administração da segunda dose da vacina começou na passada terça-feira, dia 9 de Fevereiro.
A vacinação está a ser assegurada por uma equipa de enfermeiros e médicos do Centro de Saúde de Alenquer, com o apoio do Município, da Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários e GNR de Alenquer. O Município de Alenquer tem a seu cargo a logística do armazenamento e da distribuição de vacinas, além de vigiar possíveis reações adversas.
Vacinação dos Bombeiros arranca sexta-feira
Arranca já na sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, a vacinação dos Bombeiros que servem o concelho. Estão indicados 44 operacionais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alenquer, que inclui as secções de Abrigada e Olhalvo e 24 bombeiros da Merceana.
Os bombeiros foram incluídos na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação, devido ao contacto próximo com os doentes infetados com Covid-19. Estão indicados para a toma prioritária da vacina perto de 15 mil bombeiros voluntários, municipais e sapadores em todo o país.
Nota: Notícia retificada às 10:40H, de 12 de Fevereiro de 2020