Saúde em Alenquer: Marta Temido recebeu Pedro Folgado

Saúde em Alenquer: Marta Temido recebeu Pedro Folgado

Presidente da Câmara Municipal esteve reunido com a Ministra da Saúde esta quarta-feira. Falta de médicos de família foi um dos assuntos que estiveram em cima da mesa.

Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, esteve esta manhã reunido com Marta Temido, Ministra da Saúde, para discutir a Saúde no concelho.

Em declarações à Rádio Voz de Alenquer, o autarca explicou que a reunião assentou em três pilares: o problema da falta de médicos no concelho, o plano de investimentos preparado para os próximos anos e a discussão das iniciativas e projetos levados a cabo pelo município.

“A parte mais complexa e que nos preocupa mais tem a ver com a falta de médicos no concelho, nomeadamente em Alenquer e no Carregado. Por um lado quisemos mostrar essa nossa preocupação e, por outro lado, pressionar e perceber qual a estratégia do Governo para colmatar este problema”, explica o autarca em declarações à Rádio Voz de Alenquer, sublinhando a pouca atratividade dos lugares existentes. “As vagas estão abertas, mas depois não são preenchidas, ficam desertas. Os profissionais de saúde não concorrem para cá e, portanto, é preciso perceber e diagnosticar a razão. Se calhar, não é suficientemente apelativo para os jovens médicos se estabelecerem aqui nos nossos dois Centros de Saúde”.

Na reunião com a Ministra da Saúde, Pedro Folgado tentou pressionar o Governo a encontrar soluções para a falta de profissionais de saúde no concelho. “O Governo tem de pensar em estratégias diferenciadas para que estes lugares sejam mais atrativos nestes locais. O que a Ministra da Saúde disse é que o que estão a fazer é, por um lado, percorrer as listas para perceber que utentes é que têm ou não médico de família e, por outro lado, estão a ver, em termos financeiros, como é que podem acrescentar valor para haver atratividade nestes centros de saúde, onde as pessoas acabam por não querer ficar”.

Durante o encontro, houve ainda espaço para discutir o plano de investimentos dos próximos anos, explica o autarca, apontado o exemplo da Unidade de Saúde familiar do Carregado, depois da conclusão das obras em curso, a construção de um equipamento de saúde em Abrigada e a requalificação do imóvel comprado pelo município em Olhalvo para criar outra unidade de saúde. O objetivo, diz, foi perceber “se haveria ou não apoios comunitários para fazermos estes investimentos”.

Pedro Folgado apresentou também a Marta Temido os vários projetos que têm sido desenvolvidos no território municipal, como é o caso das “iniciativas ligadas à obesidade, ao cancro da mama e à covid-19”.

Pode ouvir a entrevista completa da Rádio Voz de Alenquer a Pedro Folgado, após a reunião com a Ministra da Saúde, aqui:

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos