Ruas da Minha Terra – Rua Dr. Bento Pereira do Carmo

Ruas da Minha Terra – Rua Dr. Bento Pereira do Carmo

Conheça as histórias por detrás dos nomes das ruas da vila com a rubrica do jornal Nova Verdade baseada na toponímia de Alenquer

São várias as ruas e os largos que fazem da Vila de Alenquer uma vila bonita e cheia de história para contar. Não esquecendo, no entanto, as ruas paralelas, as avenidas, as esquinas, os becos, as calçadas e os caminhos sem saída. Todos esses têm algo a contar também.
Entre o Beco dos Fornos e o Largo Rainha Santa Isabel, situa-se a Rua Dr. Bento Pereira do Carmo. Guilherme Henriques lembrava, em 1902, “O nome do grande filho da terra, que tanto a honrou na sua pessoa, o conselheiro Bento Pereira do Carmo, que residiu na Rua de Triana durante alguns anos, o que é razão bastante plausível para que o seu nome lhe seja dado”.
Apesar deste nome ter sido lembrado para a Rua de Triana, acabou por ser atribuído a uma sua paralela, a antiga Rua Detrás de Triana ou Rua do Terreirinho de Triana, no tradicional bairro do mesmo nome. Nela existem várias casas habitadas e a Igreja de Nossa Senhora de Assunção (de Triana). Foi fundada pela Rainha Santa Isabel no final do século XIII que descobriu, por revelação divina, a imagem do orago. Esteve encerrada pouco tempo após a implantação da República, acabou por cair em ruína. Foi restaurada há poucos anos e nos dias de hoje está de portas abertas.
No entanto, no intuito de restabelecer a velha toponímia, recuperou-se, em 1962, o velho nome de Rua Detrás de Triana, pensa-se que sem efeito, visto que, continua a manter o nome do Dr. Bento Pereira do Carmo (Alenquer, 1777-1845).
Liberal que fez parte do governo interino depois do pronunciamento de 1820. Desempenhou várias funções, entre elas deputado pela Estremadura, presidente da Relação de Lisboa (1833), Ministro do Reino (1834) e redator do testamento do Rei D.Pedro IV, seu amigo.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos