Regionais de 1 a 15 de abril

Regionais de 1 a 15 de abril

A atualidade que marcou o Ribatejo e Região Oeste na semana de 1 a 15 de abril.

Por: Daniela Azevedo

ARRUDA DOS VINHOS

Prorrogação da situação de alerta até às 23h59 do dia 30 de abril de 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos prorrogou hoje (13 de abril) a situação de alerta até às 23h59 do dia 30 de abril de 2020, para o município de Arruda dos Vinhos. A prorrogação da situação de alerta, vem na sequência da anteriormente decretada em 15 de março de 2020, prende-se com a situação de calamidade pública resultante da evolução da situação de pandemia, decretada pela Organização Mundial de Saúde, causada pelo novo coronavírus (COVID-19) e a respetiva evolução epidemiológica em Portugal, na região e na área do Município, que segundo o Ministério da Saúde / Direção-Geral da Saúde, se encontra na fase de mitigação, e tendo em conta as recentes decisões dos Órgãos de Soberania em matéria de decretamento do Estado de Emergência, e nomeadamente do Governo da República, no que respeita ao decretamento de ensino à distância no 3.º período do ano letivo 2019/2020, o que requer a continuidade no esforço coletivo de mobilização, o empenhamento e a responsabilidade de todos os cidadãos e entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

Município assegura apoio alimentar

O Município de Sobral Monte Agraço, desde o dia 16 de março, está a garantir fornecimento de refeições (almoço) e reforço do apoio alimentar (lanche da manhã e da tarde) a alunos de escalão A.
No passado dia 8 de abril, em sede de reunião de câmara, foi decidido que o alargamento desta medida deveria abranger também os alunos do escalão B, como forma de apoio às famílias, em virtude da atual situação de contingência que o País enfrenta.
Os encarregados de educação que pretendam usufruir deste apoio, e cujos filhos sejam beneficiários do escalão A ou B, deverão manifestar a sua necessidade junto do Serviço de Educação, através de um dos contactos : telf: 261 940 334 |  e-mail: educacao@cm-sobral.pt.

POAPMC – Distribuição alimentar no domicílio no Sobral

O Programa de Apoio a Pessoas Carenciadas destina-se à distribuição de géneros alimentares a pessoas mais carenciadas, bem como ao desenvolvimento de medidas de acompanhamento, com vista à inclusão social.
Nesta fase que, atualmente, vivemos, o município considerou que a distribuição deveria ser garantida ao domicílio, dado que das 61 pessoas que apoiamos, a grande maioria, por se tratar de um grupo de risco, deveria manter-se em isolamento profilático.

VILA FRANCA DE XIRA

Município de Vila Franca de Xira cria linha gratuita de apoio psicológico

No âmbito das medidas extraordinárias de apoio que o Executivo Municipal criou para apoiar os munícipes em situação vulnerável, foi criada uma linha telefónica gratuita de apoio e encaminhamento psicológico, disponível através do número 800 210 117, de segunda-feira a domingo, das 9h às 20h.
O objetivo desta linha é disponibilizar uma ajuda, acessível a qualquer pessoa e a partir de qualquer local, que facilite o desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação, minimizando o impacto negativo do isolamento. O confinamento determinado para o combate à pandemia COVID-19, pode provocar sentimentos de ansiedade, medo, preocupação, entre outros. Neste contexto, há ainda a possibilidade de, em determinados casos, as circunstâncias despoletarem uma patologia ao nível da saúde mental ou até desencadearem-se episódios de agudização em pessoas com patologia prévia.
Esta linha telefónica de apoio psicológico assegura que as pessoas que se encontrem nesta situação de vulnerabilidade sejam escutadas e encontrem uma resposta adequada de suporte emocional. Para tal, é realizada uma intervenção assente num modelo de prestação de primeiros socorros psicológicos com vista a uma resposta próxima e imediata em situação de crise.
A intervenção assenta em quatro pilares de apoio e orientação: Tranquilizar (ajudar a acalmar, confortar e orientar); Conectar (recolher informações sobre possível rede de suporte de família, amigos, outros próximos); Informar (recursos existentes e incentivar a sua utilização) e Confiança (esclarecer boatos e distorções, sempre que possível).
A operadora (psicóloga Municipal) poderá ajudar a diminuir a perceção de isolamento; prestar suporte emocional e orientar estratégias que promovam a adaptação à mudança e até às situações de crise. Estão ainda previstas abordagens que visem a promoção de perceções positivas, sentimentos de autoeficácia e de competência pessoal, indispensáveis para a vivência desta fase com tranquilidade. Ao nível do bem-estar, podem ainda ser abordadas soluções adaptativas aos efeitos do stress e da ansiedade, decorrentes da situação pandémica e das limitações que impõem à vida dos Munícipes. 

Número gratuito de apoio aos idosos ou com mais de 55 anos

O Município de Vila Franca de Xira tem vindo a reforçar as medidas extraordinárias de apoio, no âmbito das boas práticas de coesão social, em resposta às situações de vulnerabilidade causadas ou emergentes da atual situação de combate à pandemia de COVID-19. Foi criada mais uma linha telefónica gratuita de apoio, para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento em geral, disponível através do número 800 210 119, destinada aos idosos ou população com mais de 55 anos do Concelho.
Através de um simples contacto telefónico, estes Munícipes, também considerados pelas entidades de saúde nacionais como um grupo de maior risco face à COVID-19, podem receber informações e orientações, para ultrapassar esta situação excecional de combate ao Coronavírus. Para além da recomendação geral: “resguarde-se, não saia de casa. Está em causa a sua saúde e a dos outros”, podem esclarecer todas as recomendações vigentes na prevenção da infeção pelo vírus, ou reforçar todas as outras que respeitam aos cuidados a respeitar, caso haja uma necessidade imperiosa de terem de sair à rua.
O objetivo geral será proporcionar um atendimento de maior proximidade a estes Munícipes, criando condições de apoio e encaminhamento adequado às necessidades que apresentem.

265 camas e seis Centros de Acolhimento Temporário para resposta a necessidades de emergência

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, tem instalados seis Centros de Acolhimento Temporário de Emergência (CATE) no Concelho, com uma capacidade total de 265 camas, para resposta a diferentes necessidades da população, no contexto da pandemia por COVID-19. Todas as estruturas dispõem de instalações sanitárias e contemplam zonas para refeições e higiene pessoal.
Com a colaboração de um conjunto alargado de entidades, na disponibilização de espaços, equipamentos e outros materiais, quatro destes CATE destinam-se a servir de retaguarda e apoio às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (Lares de Idosos), em caso de necessidade de deslocação temporária de utentes não infetados, para desinfeção de instalações (sempre em articulação com a Segurança Social e a Autoridade de Saúde Local). Estão situados em Vialonga, no Pavilhão do Olival de Fora (50 camas); em Alverca, no Pavilhão do Futebol Clube de Alverca (50 camas) e em Vila Franca de Xira, no ABEI – Associação de Bem-Estar Infantil (30 camas) e no Pavilhão Multiusos do Cevadeiro (100 camas). No caso do Pavilhão Multiusos, e em caso de expressa necessidade, o espaço poderá também evoluir para hospital de campanha, com a colaboração e o apoio técnico do Hospital de Vila Franca de Xira.
Existem ainda mais dois CATE para apoio a população específica: em Alverca, na sede do Escuteiros (Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 317), está criada uma estrutura com 28 camas exclusivamente direcionada para elementos das Forças de Segurança (PSP e GNR) e Bombeiros; em Vila Franca de Xira, está em funcionamento desde março uma estrutura de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, com capacidade para 7 camas.

POVOS

Comissão anuncia suspensão das festas do Senhor Jesus da Boa Morte

Em Povos foram cancelados os seus festejos anuais: “É com imensa tristeza, de alma e coração, que a comissão de festas vem comunicar o cancelar todos os festejos em honra do Senhor Jesus da Boa Morte”.
Deste modo, aquela localidade da periferia da cidade de Vila Franca de Xira anuncia uma pausa nas afamadas festividades. Recorde-se que os festejos de Povos, em honra do Senhor Jesus da Boa Morte, teriam lugar este ano no próximo dia 21 de maio. “Esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar, não podemos de forma alguma correr riscos”, acrescentam os responsáveis pela Comissão de Festas.
Ainda de acordo com a mesma fonte, “esta decisão assenta nas determinações emanadas do Governo e da Direção Geral de Saúde, assim como no respeito pelos próprios romeiros, por todos nós, pelo bem comum da saúde pública, refletindo a nossa fé de cidadãos responsáveis e solidários”. A Eucaristia que assinala a data, 21 de maio, será realizada, mas condicionada às disposições vigentes na altura.
Os responsáveis pela Comissão de Festas acrescentam: “Mesmo não estando presentes fisicamente no Santuário do Senhor Jesus da Boa Morte, em nossas casas viveremos esse momento em espírito de romaria, sempre com a mente e o coração, por nós, pelas vítimas directas e indirectas da pandemia, pelos cuidadores, pelos mortos e pelos familiares em luto e pelos nossos Governantes”.

CARTAXO

Cartaxo cria zonas de quarentena

Desde a declaração de Estado de Emergência, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro convocou o núcleo restrito da Comissão Municipal de Proteção Civil para reuniões diárias.
Para estas reuniões, que decorrem sempre ao fim do dia, estão convidados a participar os vereadores com pelouros atribuídos, o presidente da Assembleia Municipal, as forças de segurança, os bombeiros municipais, a autoridade local de saúde, a segurança social, para além de serviços municipais que sejam relevantes para a análise da execução das medidas preventivas, assim como, para o apoio à população.
O autarca destaca a importância destas reuniões – que decorrem por videoconferência – por permitirem dar resposta muito rápida a situações que careçam de intervenção de diferentes instituições, para além de todos se manterem informados das dificuldades encontradas e do trabalho que todos executam.
Este trabalho em rede “permite também que possamos estar a trabalhar em respostas para problemas que ainda não se colocam, mas que vão precisar de soluções imediatas no terreno”, como as zonas de quarentena que estão a ser criadas em três espaços no concelho.
Nesta fase, o Centro Covid não efetuará testes. Caso haja prescrição médica, o teste será efetuado em dois laboratórios em Santarém (laboratórios convencionados com o Serviço Nacional de Saúde para estes testes – são os laboratórios Joaquim Chaves e Germano de Sousa). Os testes são feitos por agendamento prévio – os laboratórios indicam ao utente.
A Câmara apela à doação de – camas articuladas, lençóis e almofadas, cobertores para estas 3 zonas e outras que venham a ser necessárias. A recolha das doações será efetuada pelos serviços municipais para garantir a segurança de quem se disponibilizar a doar os bens – para doar, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil para o número 961 719 338 ou por email para proteccaocivil@cm-cartaxo.pt. A roupa de cama já recebida tem estado a ser desinfetada e higienizada por uma lavandaria do Cartaxo que se disponibilizou para o fazer de modo gratuito.

AZAMBUJA

Aprovado acordo com o Ministério da Educação com vista à requalificação da Escola Secundária de Azambuja 

O Executivo Municipal de Azambuja realizou mais uma reunião quinzenal ordinária, no dia 24 de março, onde aprovou o acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação que tem como objetivo a tão necessária e desejada requalificação geral da Escola Secundária de Azambuja. Esta deliberação ratifica o acordo estabelecido entre as duas entidades, no passado dia 9 de março, assinado pelo Presidente da Câmara – Luís de Sousa, e pela Secretária de Estado da Educação – Susana Amador.
No referido acordo, o Município de Azambuja assume a responsabilidade pela substituição da cobertura do bloco da Biblioteca, bem como ficará a seu cargo a elaboração dos projetos de arquitetura e das várias especialidades para a reabilitação de toda a escola. O valor global da intervenção rondará um milhão e setecentos mil euros e as obras deverão ser financiadas com recurso a fundos comunitários, aos quais o município irá submeter uma candidatura.
Foi, igualmente, aprovada a adenda ao protocolo de instalação dos Espaços Cidadão, celebrado com a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, no qual o município compromete-se a efetuar o pagamento semestral da despesa de comunicações – dados e voz – associadas à prestação digital do serviço público. Recorde-se que o município conta com 3 Espaços Cidadão a funcionar em Azambuja, Aveiras de Cima e Manique do Intendente.
Por fim, foi deliberado abrir um procedimento destinado à alteração e atualização do regulamento dos transportes escolares do Município de Azambuja. Os interessados em participar na remodelação do documento poderão apresentar os seus contributos cumprindo os requisitos divulgados no respetivo edital.

Município de Azambuja suspende mensalidades da Creche do Alto Concelho e do Complexo de Piscinas

No contexto da pandemia Covid-19, que levou à suspensão de um vasto conjunto de serviços públicos, o Município de Azambuja decidiu suspender, de igual modo, o pagamento por parte dos respetivos utentes.Assim, às famílias com crianças a frequentar a Creche Municipal do Alto Concelho, em Manique do Intendente, foi cobrada apenas metade da mensalidade do mês de março e não será cobrado qualquer valor até que a creche volte a entrar em funcionamento.
Situação semelhante se aplica ao Complexo de Piscinas de Azambuja, encerrado desde o dia 14 de março, devido às medidas preventivas de propagação do vírus.
Face à incerteza de quando poderá ser retomada a normal atividade no complexo, reforça-se a informação já divulgada aos utilizadores, de que não haverá pagamento de qualquer mensalidade até que se verifique a reabertura das instalações e o retomar das atividades.
Quando ocorrer essa reabertura do Complexo de Piscinas, as mensalidades serão calculadas tendo em conta o número de aulas não usufruídas no mês de março, bem como o dia do mês em que forem iniciadas as atividades. Sublinhe-se, ainda, que não haverá lugar a pagamento de taxa de reinscrição.
Nestes dias, em que se apela a ficarmos em casa, recomenda-se uma visita à página de Facebook https://www.facebook.com/desportomunicipioazambuja, na qual vamos partilhando algumas sugestões de atividades físicas para fazer em casa, direcionadas a várias faixas etárias.

Notícia originalmente publicada na edição 1055 do jornal Nova Verdade

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos