Quinzena Gastronómica da Codorniz prestes a começar

Quinzena Gastronómica da Codorniz prestes a começar

Na ausência de um prato típico de Alenquer, o vereador da Cultura e Turismo diz que o objetivo é que “os restaurantes possam ter ao longo do ano, na sua carta, a codorniz de Alenquer”.

De 30 de outubro a 15 de novembro, Alenquer recebe a 6.ª edição da “Quinzena Gastronómica da Codorniz”. Cada participante irá apresentar na sua ementa diária um prato de codorniz, harmonizado com um vinho de Alenquer. Opcionalmente poderá apresentar um menu de codorniz, com entrada, sopa e prato (a sobremesa é facultativa), sempre em articulação com os vinhos de Alenquer.

A adesão à iniciativa está a ser bem sucedida, diz o vereador responsável pela Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Alenquer, que, ao jornal Nova Verdade, referiu as novidades para este ano: “Os restaurantes podem inscrever-se para a área das receitas tradicionais ou para a área das receitas gourmet porque temos restaurantes que participam com a codorniz na sua confeção mais tradicional de todas que é tão válida quanto a receita mais elaborada ou mais gourmet, mas é óbvio que para um júri que avalia a complexidade e apresentação de uma receita gourmet é diferente de um petisco numa taberna que serve codornizes fritas. Assim, conseguimos promover aqueles que as fazem numa componente mais simples e que são também da nossa eleição”. Deste modo, a codorniz também pode começar a ser encarada como um petisco de final de tarde ou final de noite.

A edição de 2019 ficou marcada pela maior participação de sempre, com 21 restaurantes aderentes, onde o Café Bijú em Alenquer foi o Grande Vencedor.

Na ausência de um prato típico de Alenquer, o objetivo é que “os restaurantes possam ter ao longo do ano, na sua carta, a codorniz de Alenquer, porque, cada vez mais, a gastronomia é um dos principais fatores de mobilidade no turismo interno. Queremos que venham ao nosso concelho não só pela atração vínica, mas também pelos pratos de codorniz; podemos afirmar-nos como um dos principais dinamizadores deste petisco”, refere o vereador.

Serão atribuídos 7 troféus, divididos por 3 categorias: “Receitas Tradicionais” (3 prémios); “Receitas Gourmet” (3 prémios); “Escolha do Público” (1 prémio). Durante a vigência do concurso, os restaurantes serão visitados por um júri independente que irá avaliar os pratos de acordo com parâmetros estabelecidos nas normas do concurso. Esta é uma iniciativa do município de Alenquer, com o apoio da Interaves, empresa de Abrigada, líder nacional na produção da codorniz e uma das maiores neste mercado na Europa.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos