Primos Franco sobem ao 9º lugar da geral

Primos Franco sobem ao 9º lugar da geral

Dupla alenquerense foi 11ª na etapa 8 do Dakar

Os primos Mário e Rui Franco, concluíram hoje a 8ª etapa (AL DAWADIMI – WADI AD DAWASIR) da edição 44 do Dakar, na 11ª posição, assegurando a subida ao 9º lugar da geral. Numa etapa com muita areia e muitas dunas, os alenquerenses tiveram de por em prática toda a sua destreza e capacidade de navegação para concluir uma etapa muito longa (830 kms). Ainda que tenham ficado presos numa duna, conseguiram retirar o carro do local em menos de 5 minutos, não afetando a prestação da dupla que no ano de estreia e com um carro que não tem ainda capacidade de competir com os das principais equipas, tem demonstrado que com boa preparação e com regularidade se pode ir muito longe neste Dakar.

Um espetador do Dakar partilhou um curioso video de Mário Franco e Rui Franco na etapa de hoje.

Quanto aos primeiros lugares, Seth Quintero conquistou a 8ª vitória da competição deste ano e Sebastian Eriksson foi segundo na etapa, encurtando assim a diferença na geral para o seu colega de equipa, Chaleco Lopez, que, apesar da 4ª posição na etapa, continua a liderar de forma muito folgada, agora com uma vantagem de 1h19m01s para o Sueco. Mário Franco e Rui Franco estão a cerca de dez minutos do 8º lugar da geral.

Quando faltam 4 etapas para o final, as saudades começam a apertar mas os dois alenquerenses estão muito otimistas para o que falta, como nos explica Rui Franco desde WADI AD DAWASIR:

Diário do Dakar hoje com Rui Franco

Nas duas rodas, o britânico Sam Sunderland venceu a oitava etapa e recuperou a liderança da competição, perdida na véspera. Sunderland concluiu os 395 quilómetros cronometrados em 3h48m02s, deixando na segunda posição o chileno Pablo Quintanilla, a 2m53s, com o austríaco Mathias Walkner a ser terceiro, a 4m11s.

Na geral, Sunderland recuperou o comando da classificação das motas, perdido na véspera, até porque o anterior líder, o francês Adrien van Beveren (Yamaha), teve de abrir a pista e foi apenas nono, a 10.21 minutos.

Quanto aos portugueses, Joaquim Rodrigues foi 8º na etapa, a 9m58s do vencedor, ocupando agora a posição 15 da geral. Rui Gonçalves foi 14.º e é agora 27º da geral. António Maio foi 22.º e é 25º da geral. Mário Patrão é agora 47º da geral depois da posição 43 na etapa de hoje.  Alexandre Azinhais foi 81º na etapa e é agora o 71º na geral. Arcélio Couto foi 96º e é agora 79º na geral e Pedro Bianchi Prata foi 113º e ascendeu à posição 100 da edição 44 do Dakar.

Nos SSV´s Luís Portela Morais e David Megre voltaram a estar em destaque ao terminarem a etapa no sétimo lugar da categoria com este resultado os portugueses reduziram de 32 minutos para 18 a diferença que os separa do 7º classificado.

Esta categoria tem estado especialmente animada, com mudanças constantes e lideranças. Na etapa de hoje os primeiros dois lugares foram para os irmãos Goczal, com Marek a levar a melhor sobre Michael. Austin Jones foi terceiro e mantem a liderança da geral com uma vantagem de 6m38 s sobre o espanhol Garres Guell.

A outra dupla da armada lusitana, com Rui Oliveira ao volante, foi 16ª na etapa e ocupa agora a 17ª posição da geral.

Nos autos, Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist, num AUDI elétrico, venceram a sua primeira etapa num rally-raid, na frente de Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, que deram um ar de sua graça. Isto num dia em que Sebastien Loeb e Fabian Lurquin recuperaram mais sete minutos a Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel colocando a margem entre ambos na geral nos 37m58s.

A dupla Vaidotas Zala e Paulo Fiuza conseguiu hoje a 20ª posição na etapa e desceu ao 12º lugar da geral.

Já Miguel Barbosa e Pedro Velosa foram 36ºs na etapa e estão agora na 35ª posição da geral.

Nos camiões, a Kamaz mantem a supremacia total. Hoje foi dia de Dmitry Sotnikov vencer, deixando a segunda posição para Andrey Karginov e a terceira para o seu colega Eduard Nikolaev. O melhor não Kamaz foi hoje o chileno Ignacio Casale, ao volante de um Tatra, marca de oriem checa, conseguindo a 5ª posição…

Na geral, Stonikov lidera com 3m11s de vantagem sobre Karginov e 6m11s sobre Nikolaev.

Shibalov, vencedor da edição de 2020 é quarto e o melhor não Kamaz é o já citado chileno da Tatra.

O português José Martins foi 34º e ocupa agora a 28ª posição da geral.

Foto de destaque: ASO/Charly Lopez

Redação RVA JNV
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos