Portugal em situação de alerta por elevado risco de incêndio

Portugal em situação de alerta por elevado risco de incêndio

Todo o território continental está em situação de alerta até terça-feira devido ao risco de incêndio rural.

Até às 23h59 do dia 28 de Julho, o Governo declarou situação de alerta devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural”, segundo Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

Além de estar em situação de alerta, até 30 de Setembro, Portugal encontra-se no período crítico de incêndios, pelo que vigora uma série de restrições e medidas que têm o objetivo de prevenir os incêndios rurais. Entre as medidas adotadas encontra-se a proibição de circular ou permanecer nos espaços florestais, definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem; a proibição de fazer queimas ou queimadas de sobrantes de exploração; a proibição de trabalhos com máquinas em espaços florestais ou rurais; e a proibição de utilização de qualquer tipo de pirotecnia.

Durante o periodo da situação de alerta, vai existir um reforço os meios operacionais da PSP, da GNR e das restantes entidades competentes e uma maior vigilância e fiscalização através dos meios da Força Aerea. Estão também a ser mobilizados em permanência equipas de Sapatores Florestais e o grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, de saúde pública, de apoio psicossocial vai ser maior.

Alenquer encontra-se no grau moderado da escala de risco de incêndios rurais.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos