Anúncio foi feito através de um comunicado publicado nas redes sociais na tarde desta quarta-feira.
Após a polémica sobre a indicação do seu nome pela Comissão Política Concelhia do PSD Alenquer para candidato à Câmara Municipal, Pedro Afonso informou esta tarde a Comissão Política Distrital do PSD Oeste que deixou de estar disponível para qualquer candidatura nas próximas eleições autárquicas.
O até aqui Presidente da Mesa dos sociais-democratas de Alenquer, cargo ao qual também renunciou, lançou um comunicado nas redes sociais a dar conta destas decisões, no qual começa por explicar que “sempre me pautei por defender os valores do Partido Social Democrata e principalmente de forma intransigente sempre em primeiro lugar os interesses do meu Concelho durante estes últimos 33 anos de militante e vida pública”.
Pedro Afonso recorda o processo da sua nomeação, desde o convite que lhe foi formulado até ao volte-face que a situação conheceu. “Nas últimas semanas, fui envolvido numa polémica pública em torno da minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Alenquer pelo PSD, para o qual fui convidado, e que colocou injustamente em causa a minha palavra e a minha honorabilidade”.
No comunicado publicado na tarde desta quarta-feira, e “mesmo depois de reposta a verdade pelo Presidente da comissão política distrital a quem agradeço, e dos factos estarem esclarecidos”, Pedro Afonso esclarece que, na opinião do próprio, “as condições mínimas que tinha estabelecido para levar este projeto adiante deixaram de estar reunidas”. Uma decisão “tomada com consciência e sentido de responsabilidade, sempre colocando os melhores interesses do partido e do concelho à frente de qualquer ambição pessoal”.
A finalizar a comunicação publicada nas redes sociais, Pedro Afonso agradece “todas as manifestações de apoio leal que recebi ao longo deste processo, quer de dezenas de militantes e dirigentes do partido, quer de muitos munícipes que sempre me apoiaram e confiaram no meu trabalho. O vosso apoio foi, e continuará a ser, uma fonte de motivação e orgulho”, conclui o agora ex-dirigente do PSD de Alenquer, que deseja ainda ao partido “as maiores felicidades e o maior sucesso nas próximas eleições”. Pedro Afonso termina este comunicado reiterando o compromisso “de continuar a contribuir, dentro das minhas possibilidades, para o bem-estar do povo do nosso concelho”.