Ministra da Agricultura e da Alimentação visita o concelho

Ministra da Agricultura e da Alimentação visita o concelho

Maria do Céu Antunes esteve ontem presente num seminário sobre o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) 2023-2027.

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, marcou presença num seminário realizado em Ventosa, que teve como tema central o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) 2023 – 2027.

O evento decorreu ontem, dia 19 de janeiro, na sede da Junta de Freguesia de Ventosa, onde foi discutida também a atualização das normas para a Produção Integrada. 

A Ministra da Agricultura mostrou-se otimista no final do seminário devido à presença de dezenas de agricultores do concelho de Alenquer e sublinhou que “os instrumentos que estamos a disponibilizar querem ajudar a criar rendimento, oportunidade, a desenvolver o nosso país”.

De acordo com Maria do Céu Antunes, o concelho necessita de “novos níveis de organização”, à semelhança de grande parte do país. “Alenquer é caracterizada por propriedades em minifúndio, por pequenas e média explorações, e claramente a oportunidade para Alenquer é criar novos níveis de organização”, explica.

A ministra acredita que o que pode fazer a diferença são “organizações de produtores que tenham a capacidade, não só de poderem fazer compras conjuntas e pouparem recursos nos fatores de produção, por exemplo, na utilização da água, através de sistemas coletivos de regadio, como também a aproveitar o facto da massa crítica poder ser maior, para conseguirem atingir outros mercados e outros negócios”.  

Em terra de vinho, a ministra reforçou que “claramente é um setor onde o agricultor está a investir bem”. “Não só na vinha, mas depois na produção e na sua comercialização”, acrescenta.

Maria do Céu Antunes revelou que o país está perto de chegar aos mil milhões de euros de exportações anuais de vinho, “o que demonstra a capacitação técnica dos viticultores e o trabalho de promoção externa que tem vindo a ser feito, assim como no turismo, porque quem nos visita também vem pela gastronomia e claramente o vinho tem aqui um papel determinante”.

“O desenvolvimento faz-se para além da agricultura, mas não se faz sem a agricultura”, concluiu. 

Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, também presente na sessão, realçou a importância do encontro para o esclarecimento de dúvidas existentes, mas destacou ainda que, no caso de não ficar tudo esclarecido, os responsáveis “estão sempre disponíveis para vir ao terreno e poderem explicar aos produtores e aos agricultores como podem fazer melhor e diferente”.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos