Mau tempo volta a provocar cheias no concelho

Mau tempo volta a provocar cheias no concelho

Devido ao mau tempo, o trânsito está totalmente cortado na estrada que liga Aldeia Gavinha a Freixial do Meio

Os fortes aguaceiros e as trovoadas sentidas ontem à noite no concelho de Alenquer voltaram a causar danos nas estradas e em algumas habitações do Alto Concelho. As zonas mais afetadas foram a União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, a Freguesia de Ventosa e a União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana. Segundo o município de Alenquer, o trânsito está totalmente cortado na estrada que liga Aldeia Gavinha a Freixial do Meio. Como alternativa poderá utilizar a EN9, ou a EN365, que liga Olhalvo a Atalaia. Também que a EN9 em Aldeia Gavinha, encontra-se com acesso limitado na faixa do sentido norte-sul.

Em declarações às Rádio Voz de Alenquer, Nuno Santos, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Merceana, refere que “em termos de danos em habitações, desta vez foi mais residual, entrou água numa garagem, em estabelecimentos comerciais na Merceana e terá entrado também numa casa ou outra, mas não temos conhecimento de danos”. As situações mais graves verificaram-se nas estradas. Algumas vias acabaram por ficar intransitáveis durante a noite. “As estradas forma mais complicadas e estamos agora a trabalhar nesse sentido, tivemos a Estrada Nacional 9 em Aldeia Gavinha e as estradas municipais entre Aldeia Gavinha e Freixial do Meio intransitáveis. Vale Benfeito também foi muito fustigado nas estradas principais e vamos tendo mais situações espalhadas pelas aldeias à volta, como Penafirme, Merceana, Arneiro, Venda, Freixial do Meio e Quinta da Bichinha”. Para responder às várias ocorrências que aconteceram por todo o concelho, estiveram no terreno 21 operacionais e 7 veículos.

Nuno Santos deixou ainda algumas recomendações para tentar mitigar o problema: “No fundo, a Proteção Civil somos todos nós e, por isso, é preciso também que haja um pouco de trabalho de prevenção por parte das pessoas, principalmente na limpeza das partes de escoamento de águas e dos algerozes. É importante esse sentido de responsabilidade”.

(Foto retirada de vídeo de Samuel Tereso)

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos