Mário e Rui Franco estão na 11ª posição

Mário e Rui Franco estão na 11ª posição

Sexta etapa do Dakar coloca conhecimentos e engenhos da dupla alenquerense à prova.

Mais um dia atribulado no Dakar para a dupla alenquerense Mário Franco e Rui Franco da Franco Sport. O início da tirada Riade – Riade até começou muito bem, mas após o WP5 a dupla de Alenquer teve um “imprevisto” e viu-se obrigada a utilizar todos os seus conhecimentos e engenhos para garantir que o carro continuava em prova até ao final do dia. E foi isso que veio a acontecer. Ainda que o resultado (27ºs na etapa) possa ter ficado abaixo do que gostariam, a verdade é que chegaram ao final de mais uma dura etapa que contou com 348 kms cronometrados e estão na 11ª posição da geral da categoria a apenas 6 minutos do 10º.

Apesar dos problemas característicos da m ais dura prova do mundo, a dupla de Alenquer diz estar a viver um sonho:

Rui Franco faz o resumo do dia e o balanço da primeira semana desde Riade

Na frente, Seth Quintero venceu a 5ª de 6 tiradas, deixando a sua colega de equipa Cristina Gutierres na segunda posição e ‘Chaleco’ López na terceira posição. Apesar da terceira posição, o Chileno da EKS reforçou a liderança já que ganhou mais um minuto ao sueco Sebastian Eriksson que mantem a segunda posição, agora a 23m09s do 1º

Nos automóveis, Orlando Terranova eDaniel Oliveras venceram a etapa num dia em que Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, ao conseguirem a terceira posição do dia, ficaram ainda mais confortáveis na liderança da classificação geral, já que ganharam 21m31s sobre a dupla Sebastien Loeb e Fabian Lurquin, que se perderam, perdendo mesmo o segundo lugar da geral, que pertence agora a Yazeed Al Rajhi, ainda que por apenas seis segundos.

Vaidotas Zala e Paulo Fiúza que foram hoje 11º na etapa e estão na 11ª posição da geral a 29 minutos do 10º classificado. Miguel Barbosa e Pedro Velosa foram 52ºs e estão agora na 37ª posição a 7h42m01s da liderança.

Nas duas rodas, o australiano Daniel Sanders (Gas Gas) venceu a etapa que foi encurtada de 404 para 101 quilómetros devido ao “mau estado da pista”. Sanders gastou 51.43 minutos até ao primeiro ponto de abastecimento, onde a etapa foi neutralizada, chegando com 2.26 minutos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa e líder da geral, o britânico Sam Sunderland (Gas Gas). O austríaco Mathias Walkner (KTM) foi terceiro, a 2.36 minutos.

Na quinta-feira, pela primeira vez na história da prova, os automóveis e as motas enfrentaram percursos diferentes, trocando entre si no dia desta sexta-feira. Mas a passagem dos concorrentes dos automóveis e camiões e as chuvas que afetam aquela região da Arábia Saudita tornaram intransitável o percurso que as duas rodas deveriam percorrer hoje. Assim, a organização optou por neutralizar a etapa no primeiro ponto de abastecimento, ao quilómetro 101, depois de muitas queixas dos pilotos das duas rodas relativas à segurança.

Na geral, Sam Sunderland tem, agora, 2.39 minutos de vantagem sobre Mathias Walkner e 5.35 sobre Daniel Sanders, que ascendeu ao terceiro lugar.

Sam Sunderland continua a liderar nas duas rodas. Foto de Charly Lopez

Joaquim Rodrigues foi 10º na etapa a 4m29 do vencedor e é 18.º da geral, a 1h05m05s, enquanto António Maio foi 20º e é, agora, 23.º da geral,.

Rui Gonçalves foi 17º e é o 32.º da geral, Mário Patrão foi 43º e é agora 54º, Alexandre Azinhais foi 89º e é 70º, Arcélio Couto foi 95º e é 81º e Pedro Bianchi Prata foi 104º e é 102º da geral.

Nos SSV´s Marek Goczał venceu a etapa com 3m04s de vantagem sobre Rodrigo Luppi de Oliveira com Sergey Karyakin no terceiro lugar dois segundos mais atrás. Na geral, Rodrigo Luppi De Oliveira que se tornou ontem o novo líder da classificação geral, com 4m27s de avanço para Austin Jones, beneficiou novamente do atraso do norte americano para alargar para 6m56s a vantagem para o piloto da Can Am. O polaco Michał Goczał é terceiro a 28m06s, suplantando Gerrd Farres que hoje caiu para o quarto posto. Luís Portela Morais e David Megre foram 12º na etapa e mantêm o nono lugar da geral, mas estão agora a 30 mnts do oitavo lugar. Rui Oliveira e Fausto Mota foram 32ºs e estão agora na 21ª posição da geral.

Photo Gigi Soldano / DPPI

Nos camiões Andrey Karginov assegurou a sua terceira vitória em etapas neste Dakar e a Kamaz voltou a obter os três primeiros lugares da etapa e na geral, Dmitry Sotnikov aumentou um pouco a vantagem para Eduard Nikolaev, que se cifra agora em 10m29s. Anton Shibalov roda 28 minutos mais atrás, no terceiro lugar. O Iveco de Janus Van Kasteren é quarto, 26 minutos mais atrás. O português José Martins foi 22º na etapa e subiu ao 31º posto da geral.

Amanhã é dia de descanso no Dakar.

Domingo, os pilotos enfrentam território desconhecido neste Dakar, com a ligação Riad – Al Dawadimi, com 299 kms de ligações e 402 kms de especial que ficarão marcados, logo no início, por 100 kms de dunas sucessivas a que seguirão um labirinto de pistas que vão colocar em prova os nervos de pilotos e copilotos.

Foto de destaque Charly Lopez

Redação RVA JNV
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos