Marcelo foi o mais votado em todas as freguesias de Alenquer

Marcelo foi o mais votado em todas as freguesias de Alenquer

Confira aqui quais os resultados de cada freguesia do concelho de Alenquer.

Os portugueses foram chamados às urnas para eleger, pela décima vez, o próximo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu assegurar o cargo, com uma percentagem de votos superior à que obteve há cinco anos. Arrecadou 60,7% dos votos, numa eleição que ficou marcada sobretudo pela elevada abstenção, que atingiu os 60,51%, o valor mais elevado de sempre.

Em segundo lugar ficou a socialista Ana Gomes, com 12,97% dos votos, seguida de André Ventura, que obteve 11,9% dos votos. Em quarto lugar ficou João Ferreira, apoiado pelo partido comunista, e a quinta posição foi para Marisa Matias, candidata do Bloco de Esquerda. A sexta e sétima classificação pertencem a Tiago Mayan Gonçalves e a Vitorino Silva, respetivamente. 

No concelho de Alenquer, os resultados variam pouco dos valores obtidos a nível nacional. Também no Município de Alenquer se registou uma elevada abstenção. Do total de 35 962 eleitores, apenas votaram 17 854 pessoas, o que representa uma abstenção de 50,35%.

Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar no município, com 61, 09% dos votos. A principal diferença está no segundo lugar, que, no concelho de Alenquer, pertence a André Ventura. O líder do Chega obteve um resultado final de 13,87%, seguido de Ana Gomes que assegurou 10,02% dos votos. À semelhança do resto do país, João Ferreira ficou em quarto lugar com 6,43% dos votos e Marisa Matias arrecadou 3,48% dos votos, terminando estas eleições em quinto lugar.

Nos últimos dois lugares voltam a existir diferenças em relação aos resultados nacionais. Vitorino Silva ficou em sexto, com 2,73% dos votos e em último lugar está Tiago Mayan Gonçalves, candidato da Iniciativa Liberal, que obteve um total de 2,37% dos votos.

No concelho de Alenquer, foram registados também 179 votos em branco e 138 votos nulos.

Freguesia de Vila Verde dos Francos

Vila Verde dos Francos foi a freguesia onde a abstenção teve maior expressividade. Do universo de 939 eleitores, apenas 400 se deslocaram às urnas, o que representa uma abstenção de 57,4%. Marcelo rebelo de Sousa terminou com 66,5% dos votos. André Ventura conquistou o segundo lugar com 12,1% e Ana Gomes alcançou os 10,8% dos votos, ficando assim na terceira posição. Em quarto ficou Vitorino Silva, com 3,5% dos votos e em quinto João Ferreira. Nos últimos dois lugares encontram-se, Marisa Matias e Tiago Mayan Gonçalves, respetivamente.

Freguesia Carnota

Carnota foi a segunda freguesia do concelho a divulgar os resultados durante a noite eleitoral. O grande destaque vai novamente para a abstenção de 50,4%, apenas 674 dos 1 359 eleitores votaram. O primeiro lugar pertence a Marcelo rebelo de Sousa, com 62,4% dos votos. Logo de seguida encontramos André Ventura, com 15,2% e Ana Gomes com 8,9%. Em quarto João Ferreira, com 6,2% dos votos, seguido Vitorino Silva que conquistou 19 votos na freguesia. Marisa Matias e Tiago Mayan Gonçalves ocupam os últimos lugares.

Freguesia Ota

Na freguesia de Ota a abstenção chegou aos 45,5%, onde votaram 551 eleitores. Marcelo Rebelo de Sousa obteve 59,5% dos votos. André Ventura arrecadou 96 votos (17,7%) e Ana Gomes conquistou 45 votos (8,3%).O candidato comunista alcançou 6,3% dos votos e Marisa Matias conseguiu 23 votos dos eleitores da freguesia de Ota, entrando assim para a quinta posição. Tiago Mayan ficou em sexto lugar e Vitorino Silva fica em sétimo lugar.

União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha

A União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha também deu a maioria a Marcelo Rebelo de Sousa com um total de 769 votos (61,7%). Também nesta freguesia André Ventura ficou com o segundo lugar, com 13,8% dos votos. Ana Gomes obteve 9,6% dos votos, o que a coloca no terceiro lugar. João Ferreira volta a conquistar o quarto lugar com 90 votos (7,2%) e Marisa Matias fica em quinto com 41 votos. Em sexto encontramos Tiago Mayan Gonçalves e em último Vitorino Silva.

União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana

Na União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana mais de metade da população optou por não se dirigir às urnas, o que resultou numa abstenção de 51,87%. Num universo de 619 votantes, 412 escolheram Marcelo Rebelo de Sousa (67,3%) e 72 preferiram o líder do Chega (11,7%). Ana Gomes acabou a noite com 7,5% dos votos e João Ferreira terminou com 6% dos votos. O quinto lugar foi para Marisa Matias e o sexto para Vitorino Silva. O último candidato, Tiago Mayan Gonçalves, conquistou apenas 12 votos.

Freguesia de Olhalvo

Olhalvo foi a freguesia de Alenquer onde menos pessoas se abstiveram, dos 1 582 inscritos, 895 votaram (43,43%). A maioria elegeu Marcelo Rebelo de Sousa que obteve 62,9% dos votos. André Ventura ficou com 14,9% dos votos e Ana Gomes permanece em terceiro com 9,6%. Em quarto encontramos João Ferreira com 5,6%, seguido de Marisa Matias que alcançou 24 votos. Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva ficaram empatados, cada um com 18 votos.

União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres

Na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres estão inscritos 3 568 eleitores mas apenas 1 793 votaram. Marcelo Rebelo de Sousa atingiu os 60,8% dos votos. O líder do Chega conquistou 12,1% dos votos, Ana Gomes conquistou 119 votos (10,3%). João Ferreira alcançou os 9,6%, e Marisa Matias volta a ficar em quinto lugar com 48 votos. Em sexto ficou Vitorino Silva e em último Tiago Mayan Gonçalves.

Freguesia Ventosa

A Freguesia de Ventosa contou com uma abstenção de 45,21%. Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu 66,6% dos votos, André Ventura alcançou os 12%, enquanto Ana Gomes se ficou pelos 9,7%. João Ferreira fica novamente em quarto lugar, desta vez com 3,7% dos votos. Aqui o quinto lugar ficou para Vitorino Silva e na sexta posição ficou Marisa Matias. Em último ficou o candidato da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves.

Freguesia Meca

Na freguesia de Meca votaram 755 pessoas, o que representa uma abstenção de 47,09%. Em primeiro lugar, com 65,7% dos votos, ficou Marcelo Rebelo de Sousa, em segundo encontra-se André Ventura com 9,4% dos votos e em terceiro ficou Ana Gomes, com uma diferença de apenas 2 votos do candidato do Chega. Em quarto voltamos a encontrar João Ferreira com 8,7% dos votos, seguido de Marisa Matias e Vitorino Silva. Na última posição ficou Tiago Mayan Gonçalves.

União de freguesias de Alenquer

Na União de Freguesias de Alenquer estão inscritos 9 686 eleitores, mas apenas 5 080 foram até às urnas. Marcelo Rebelo de Sousa não conseguiu alcançar aqui os 60%, ficando-se apenas pelos 59,3%. André Ventura conquistou o segundo lugar com 13,9% dos votos, seguido de Ana Gomes que obteve 11%. Em quarto ficou João Ferreira com 5,6%. Atrás ficou Marisa Matias com 3,9% e Tiago Mayan Gonçalves com 3,2% dos votos. A última posição é ocupada por Vitorino Silva que conseguiu apenas 2,9% dos votos.

União de Freguesias de Carregado e Cadafais

Na União de Freguesias do Carregado e Cadafais, Marcelo Rebelo de Sousa também conquistou o primeiro lugar, com 59,6% dos votos. Estas são as freguesias com mais eleitores inscritos em todo o concelho, um total de 10 944, mas apenas votaram 4 892, uma taxa de abstenção de 55,3%. Em segundo lugar está André Ventura com 15,1% dos votos e em terceiro Ana Gomes que ficou perto dos 10%. Em quinto ficou Marisa Matias com 3,91% dos votos, seguida de Vitorino Silva e de Tiago Mayan Gonçalves.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos