Linda de Suza [Mala de cartão]

Linda de Suza [Mala de cartão]

Linda de Suza nome artístico de Teolinda Joaquina de Sousa Lança (22 de Fevereiro de 1948 em Beringel, Beja) é uma cantora portuguesa emigrante em França, onde em tempos obteve enorme êxito. Linda ficou para sempre conhecida pela sua mala de cartão. Linda de Suza foi uma das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França, terra

Linda de Suza nome artístico de Teolinda Joaquina de Sousa Lança (22 de Fevereiro de 1948 em Beringel, Beja) é uma cantora portuguesa emigrante em França, onde em tempos obteve enorme êxito. Linda ficou para sempre conhecida pela sua mala de cartão.
Linda de Suza foi uma das mais reconhecidas cantoras portuguesas em França, terra de “emigrantes”, como assim era caracterizada. Nascida no Baixo Alentejo, mais precisamente em Beringel, concelho de Beja, atravessou a fronteira ‘a salto’ em 1970, para fugir das dificuldades económicas e opressivas de um Portugal não-democrático, veio a transformar-se num importante símbolo da liberdade nacional, pela sua atitude corajosa.

A sua chegada a França com uma criança nos braços e com escassos recursos económicos dificilmente fazia antever que, poucos anos depois, graças à sua voz melodiosa e melancólica, Linda de Suza esgotava plateias sucessivas no Olympia de Paris e conquistava milhares de admiradores que atribuíram à sua discografia imensos galardões de ouro e platina. Amada pelos franceses, chegou mesmo a ser chamada Amália de França por uns, ou Linda Portuguesa por outros. O facto é que nunca negou as suas origens, mantendo nas letras das canções a história da sua vida e do seu país natal.

Começou a cantar no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen onde foi descoberta pelo compositor André Pascal que a apresenta a outro compositor, Alex Alstone.

Após ser recusada pela editora Barclay (devido ao receio da sua pronúncia portuguesa não ser aceite pelo público francês), assina pela Carrere.

Claude Carrére consegue que Linda seja convidada para o programa de televisão “Rendez-Vous du Dimanche”, de Michel Drucker, onde interpreta a canção “Un Portugais”, da autoria de Alex Alstone e Vline Buggy, diante de mais de 20 milhões de telespectadores. O single é um grande sucesso atingindo o galardão de platina em França.

1979 é o ano de “Uma Moça Chorava” e do álbum “Amália/Lisboa”.

No disco “Vous Avez Tout change” conta com a colaboração de Charles Aznavour. “Une fille de tous les pays” alcança algum sucesso nos tops holandeses.

Em 1982 lança o álbum “L’Etrangère”.

“José Aime Linda” é o lado B do single “E.T. Petit Copain De La Nuit” do pequeno Damian. Ela escreve as letras de “Super Damiano”, “José aime Linda”, “Au nom de tous les enfants” e “Noël des mamans”.

Lança os discos “Comme Vous” e “à l’olympia” (duplo ao vivo).

Em 1984 publicou um livro (romance) biográfico intitulado “A Mala de Cartão” que deu a conhecer ao mundo a sua verdadeira história.

“Valise En Carton” é transformado, em 1986, numa comédia Musical com a participação de Jean Pierre Cassel.

A Victória Records lança em Portugal um disco com temas interpretados em Português e em Espanhol.

O filme “A Mala de Cartão”/”Valise en Carton” é produzido em 1988. Participam nomes como Irene Papas e Raul Solnado. É transmitido na RTP e na Antenne 2.

Participou na gravação do disco “Pour toi Arménie” promovido por Charles Aznavour.

Novo álbum “Qu’est ce que tu sais faire?” que contou com a colaboração do seu filho, Carlo Lança, no tema “Dis-moi pourquoi”.

Em Portugal foi editada uma versão em Português pela MBP. As gravações em Portugal decorreram no Angel Studio. No disco aparecem os temas “Lição de Amor”, “Pela Estrada Fora”, “Que Si Que No”, “Regressa Amor” e “Terna Avozinha”.

Participa no tema “Les Gens Des Barraques” dos La Harissa.

Linda adaptou para português canções como “Um Português”, “Ó Malmequer mentiroso”, “Ó Malhão Malhão” (1982), “Meu lírio Rouxo” (1991). Tozé Brito também escreveu letras para a cantora.

Cantou em 5 línguas: alemão, inglês, espanhol, francês e português.

ema
ADMINISTRATOR
PERFIL

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos