Evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo e da embaixadora da Croácia em Portugal.
Esta tarde, 12 de setembro, teve oficialmente início a edição de 2024 do festival Alma do Vinho. Com a presença do secretário de Estado do Turismo, do secretário de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional e da embaixadora da Croácia em Portugal, o recinto do Parque Urbano da Romeira voltou a dar as boas-vindas ao evento anual que reúne em Alenquer produtores de vinho, artistas nacionais e milhares de famílias, visitantes e apreciadores de vinho.
A Rádio Voz de Alenquer marcou presença no momento de inauguração da 6.ª edição da Alma do Vinho. A sessão, que teve lugar pouco depois das 18 horas, no Parque Urbano da Romeira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do secretário de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, e da embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Tršić. O deputado à Assembleia da República Marco Claudino esteve igualmente presente, assim como autarcas da região.
A sessão arrancou e terminou com a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Alenquer, pela mão de Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (CVRL). Na sessão de inauguração, Pedro Folgado assumiu que “é impressionante observar a forma como o certame tem evoluído” ao longo dos anos, destacando a sinergia entre o local e o global, numa abordagem glocal, que combina ambas as vertentes na dinamização da economia, uma vez que, como referiu, “devemos abraçar a autenticidade, mas não devemos descurar as tendências globais”.
No discurso inaugural, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, aproveitou para citar Platão, num tom descontraído, ao referir que “o vinho é o medicamento que rejuvenesce os velhos, cura os enfermos e enriquece os pobres”, citação que foi o gancho para o papel versátil que o vinho desempenha noutros eixos, nomeadamente “nas dimensões turísticas, que continuam a crescer”, com impacto na internacionalização e na atração de turistas que acrescentam valor e dinamizam economicamente o país.
A 6.ª edição da Alma do Vinho decorre em Alenquer de 12 a 15 de setembro, com provas de vinhos, workshops e momentos de convívio e lazer, para além dos concertos de Syro, na quinta-feira, Nininho Vaz Maia, na sexta-feira, Mariza, no sábado, e Ivandro, no domingo. Esta noite, Syro sobe ao Palco Alma do Vinho pelas 22 horas.
O maior festival de vinhos da região de Lisboa está oficialmente de portas abertas, com uma extensa programação para todos os visitantes e para todas as idades. Os bilhetes estão à venda e podem também ser adquiridos na bilheteira do recinto, por 10€ o bilhete diário e 25€ o passe para os quatro dias do evento. Mais informações no site oficial da Alma do Vinho.