Faltam 20 dias: RVA prepara cobertura inédita às Autárquicas’21

Faltam 20 dias: RVA prepara cobertura inédita às Autárquicas’21

Debates, reportagens e uma grande emissão especial no dia 26. A Rádio Voz de Alenquer prepara-se para uma cobertura nunca antes vista neste órgão de comunicação social às próximas eleições autárquicas.

A vinte dias das Eleições Autárquicas 2021, a Rádio Voz de Alenquer tem bem definido o plano de trabalho com vista à cobertura daquele que é, sem sobra de dúvidas, o acontecimento do ano a nível local.

O trabalho de bastidores começou há muito, com a preparação de vários conteúdos, mas é a partir desta altura que os ouvintes vão poder usufruir do esforço da equipa que compõe a redação deste órgão de comunicação social local. Pedro Castelo, coordenador da rádio, explica-nos que a ideia é fazer algo que rompa com o passado. “Cada vez mais as pessoas procuram a informação de uma forma diferente e nós não podemos ignorar isso. Nesse sentido, iremos juntar à cobertura mais habitual algumas novidades que, acredito, podem ajudar a nossa rádio a crescer”.

Uma dessas novidades é o programa de entrevistas “Isso é Outra Conversa”, conduzido pelo próprio Pedro Castelo, que durante estes dias tem um sugestivo nome “Olhe Que Não… Ou Será Que Sim?” e que tem vindo  apresentar os sete candidatos à Câmara Municipal de Alenquer. “Quisemos brincar um pouco com esta expressão e fazer um programa onde possamos dar a conhecer mais a pessoa que está por detrás do candidato e não apenas saber mais do lado político de quem está a ser entrevistado”.

Os habituais debates também não foram esquecidos e a aposta, em 2021, passa por conseguir dinamizar ainda mais esse conteúdo. Pedro Castelo explica que “sabemos que não será fácil fazermos debates com tantos candidatos, estamos a falar, por exemplo para a câmara municipal, de sete pessoas na mesma conversa. Mas acreditamos que vamos conseguir fazê-lo e tornar esse conteúdo em algo muito útil para os ouvintes e eleitores. E posso também adiantar que, no que diz respeito aos sete candidatos à câmara, iremos fazer dois debates, um no primeiro dia oficial da campanha (13 de setembro, 21h00) e outro no último (24 de setembro, 10h00), com a novidade de ambos serem transmitidos em direto não só na rádio, como também na nossa página de Facebook. Iremos também realizar um debate com os seis cabeças de lista à Assembleia Municipal (20 de setembro, 21h00) e, claro, teremos um debate para cada uma das 11 freguesias do concelho, que por razões de ordem técnica serão gravados e posteriormente emitidos (entre os dias 9 e 23 de setembro, nos dias úteis, sempre às 17h00)”.

Conteúdos permanentemente disponíveis

Outras das novidades em relação ao trabalho que a Rádio Voz de Alenquer vai realizar nesta altura é que todos os conteúdos até agora mencionados vão estar permanentemente disponíveis, conforme nos explica o coordenador da estação. “Vai de encontro ao que falávamos antes, temos de procurar corresponder ao que as pessoas esperam de nós. E é por isso que todas estas entrevistas e debates, no dia seguinte à estreia na rádio, irão estar disponíveis na área de podcast do site da rádio. Isto é extremamente importante porque, desta forma, qualquer pessoa pode aceder aos conteúdos de forma imediata”.

Nas duas semanas de campanha oficial, as duas últimas antes do domingo eleitoral, a equipa da Rádio Voz de Alenquer vai ser desafiada a trabalhar de uma forma diferente, mas isso não assusta o responsável. “Isto é como no desporto, qualquer jogador gosta de jogar os grande jogos, mesmo que esteja cansado. Connosco é igual, sabemos que vai ser desgastante, que vamos trabalhar ainda mais horas que o habitual, mas também sabemos que estamos a prestar um serviço público que vai honrar a história da Rádio Voz de Alenquer”. Um trabalho que será feito, mais uma vez, com novidades em relação ao que estamos habituados a ver ou, neste caso,  a ouvir. “Vamos passar uma manhã com cada um dos sete candidatos à Câmara Municipal de Alenquer, com muitas intervenções em direto durante a manhã. É mais uma forma de levar os ouvintes para as campanhas e vice-versa, e vamos também ter dois dias, os últimos dois dias úteis antes das eleições, em que vamos abrir a emissão á participação dos ouvintes, uma espécie de “Antena Aberta” durante grande parte da manhã. E depois vamos repetir essa abertura à participação de todos na segunda-feira a seguir eleições, de forma a perceber as reações da população”.

Domingo eleitoral à moda da TV

Embora consciente da importância do trabalho feito para a rádio, Pedro Castelo quer que no dia 26 de setembro, o dia das Eleições Autárquicas 2021, seja escrita uma página na história da Rádio Voz de Alenquer. Para isso, a estação vai apostar numa emissão de rádio com repercussão, também, na página de Facebook, onde os ouvintes poderão transformar-se em espetadores. “A ideia é aproveitarmos este dia para mostrarmos que, quando uma equipa motivada se junta em prol de um objetivo, tudo é possível. Vamos realizar uma transmissão típica de uma noite eleitoral na televisão, mas nas redes sociais e com o som transmitido na rádio. Sabemos que é algo inovador em órgãos desta dimensão, mas também sabemos que marcar a diferença e ir de encontro às exigências de quem nos ouve e, nesse dia, de quem nos vai ver”.

Para finalizar todo este processo, a rádio já convidou todas as candidaturas para, seja qual for a lista vencedora, uma entrevista em direto nesse dia seguinte às eleições, às nove da noite. “Esperemos que quem ganhar entenda a importância que essa entrevista vai ter e que, na minha opinião, divide-se em três pontos: a importãncia para quem vencer as eleições, a importância para os ouvintes e, por último mas não menos importante, a importância para a equipa desta rádio, que vai esforçar-se ao máximo para realizar um trabalho memorável”.

Redação RVA JNV
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos