Exposição “Espírito Santo Migrante” encerra no próximo sábado

Exposição “Espírito Santo Migrante” encerra no próximo sábado

São os últimos dias para visitar a exposição “Espírito Santo Migrante”, que encerra a 20 de Novembro com um conjunto de atividades.

O Convento de São Francisco recebe a exposição “Espírito Santo Migrante” até 20 de Novembro. O espaço acolhe os mais diversos elementos referentes à forma como as Festas do Espírito Santo se espalharam pelo mundo. 

Catarina Faria, curadora da exposição, explicou à Rádio Voz de Alenquer, que “Espírito Santo Migrante” incide em dois temas principais: “O enquadramento histórico das festas, falando precisamente da importância de Alenquer e da Rainha Santa Isabel na história destas festas, e a forma como estas festas circulam e se expandem por Portugal continental e depois para as ilhas dos Açores, onde ganham uma enorme importância, circulando depois para outras zonas”. 

No dia do encerramento, o Convento de São Francisco vai ser palco de várias atividades focadas também no tema das Festas do Espírito Santo. A partir das 15h30 é possível realizar uma visita guiada à exposição na companhia da curadora Catarina Faria. 

Às 16h15 começam os cânticos em louvor ao Divino Espírito Santo por um grupo de Caixeiras do Divino, uma tradição das festas realizadas em Maranhão, Brasil. 

Às 16h45 acontece mais um momento musical, desta vez com Tiago Morais na gaita de foles e Ricardo Fonseca na viola da terra.

Por último, às 17h30 dá-se o encerramento oficial da exposição com o Hino do Espírito Santo, por Tiago Morais. 

(Foto: Câmara Municipal de Alenquer)

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos