Damião de Góis volta a ser destaque em fevereiro

Damião de Góis volta a ser destaque em fevereiro

No mês de fevereiro, o município de Alenquer promove novamente uma programação cultural dedicada a Damião de Góis. O humanista alenquerense nasceu a 2 de fevereiro de 1502.

Como tem sido hábito nos últimos anos, em fevereiro celebra-se Damião de Góis em Alenquer. No segundo dia do mês, comemoram-se os 522 anos do nascimento do humanista alenquerense. A programação cultural é vasta e um pouco para todas as idades. Ao longo do mês, diversas as iniciativas serão promovidas pela autarquia, como a exposição “Damião de Góis e os humanistas do seu tempo”, patente no Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, entre 2 e 29 de fevereiro. Entre concertos, caminhadas, conferências, documentários e até um jantar no Dia dos Namorados, existe ainda uma programa educativo, dirigido essencialmente a alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico: “O Grande Damião de Góis”, “UPS, verdadeiras obras de arte!”, “Damião de Góis, não há meninos diferentes, pois não?” e “À Barca, meninos, à barca, não tem nada que enganar… Uma aventura no tempo dos Descobrimentos”. Estas quatro iniciativas, direcionadas aos mais pequenos, têm como objetivo perpetuar a memória do humanista nas gerações futuras e vão levar 1300 crianças, do pré-escolar ao primeiro ciclo, ao Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição durante o mês de fevereiro. Destaque ainda para a presença do escritor Richard Zimler, que vai estar em Alenquer para apresentar o livro “Aldeia das Almas Desaparecidas”, num evento que acontece a 18 de feveriero. No início do mês, a 4 de fevereiro, o historiador alenquerense Filipe Rogeiro apresenta a conferência n’”A Casa de Damião de Góis em Alenquer”.

Para Cláudia Luís, vereadora com o pelouro da Educação, o principal objetivo da iniciativa é “criar uma programação vasta o suficiente, que seja direcionada a todo o tipo de público, de modo a atrairmos desde os mais pequeninos aos mais crescidos, levando pessoas ao nosso museu e a conhecer quem foi realmente Damião de Góis e o papel dele na nossa história”. A vereadora adiantou ao jornal Nova Verdade que, por “Damião de Góis ser uma figura muito importante da história, é uma figura de quem nos devemos orgulhar” e por isso deve ser “lembrado e dado a conhecer às gerações mais novas, pelo papel que desempenhou na sociedade da altura”. Para Cláudia Luís, é difícil destacar um ou dois pontos da iniciativa, uma vez que “toda a programação é muito interessante”.

Grande parte do programa é gratuito, apelando portanto à participação de todos. A vereadora deixou ainda um convite ao público em geral, para que, “de 2 a 29 de fevereiro, possam visitar Alenquer, em especial o Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, participando em toda a programação”. Pode consultar toda a programação no site do município de Alenquer.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos