O Conselho Estratégico Empresarial pretende ser um órgão de discussão das políticas e estratégias de desenvolvimento económico do concelho.
No dia 23 de setembro, a Quinta da Torre recebe a primeira reunião do Conselho Estratégico Empresarial Municipal (CEEMA). O organismo, composto pelo tecido empresarial de Alenquer, foi criado com o objetivo de ajudar no “desenvolvimento económico do concelho e na melhoria das condições de vida das populações e dos agentes económicos”, refere a Câmara Municipal de Alenquer em comunicado.
Depois desta primeira reunião, o CEEMA vai passar a ter sessões bianuais, em março e setembro, onde serão analisadas as atividades existentes e criadas as linhas estratégicas de investimento, “de modo a proporcionar à autarquia a preparação e definição dos instrumentos que permitam ao município desenvolver políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas que aqui trabalham e atraindo novos investimentos”, frisa o Município.
O Conselho Estratégico Empresarial visa o acompanhamento e aconselhamento na execução de projetos que objetivam o impulsionamento do desenvolvimento económico do concelho. Incumbem-se ainda do papel de interlocutor entre a autarquia e empresários e/ou investidores, tanto nacionais como internacionais.
Entre os vários projetos a abordar é de realçar o mais recente Regulamento Municipal de Projetos Estratégicos de Investimento do Município de Alenquer, que procura apoiar as empresas locais, ao mesmo tempo que tenta captar novos investimentos para o concelho, e ainda o Fundo Financeiro de Apoio à Economia Local e o Regulamento de Apoio à Economia Local.
“Vamos apresentar o que foi, é e será o nosso plano estratégico do ponto de vista económico. Ao mesmo tempo, é importante criar sinergias entre os vários participantes, com a possibilidade de, daí, resultarem grupos de trabalho importantes para o desenvolvimento de vários setores”, refere Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro das atividades económicas.
O concelho de Alenquer detém um volume de negócios atual superior a mil milhões de euros. Segunda edição do Encontro Empresarial Ibérico agendada para maio de 2023
A anteceder a reunião, ocorrerá, no dia 22, um evento paralelo, onde será apresentada a segunda edição do Encontro Empresarial Ibérico, agendada para maio de 2023. A primeira edição deste evento foi realizada em formato online, em 2021, numa iniciativa promovida pelo município de Alenquer.
À margem deste encontro, vários representantes das associações e confederações empresariais das comunidades transfronteiriças de Espanha vão ser recebidos nos Paços do Concelho e farão uma visita às quintas produtoras de vinho e a algumas empresas locais.