Centro de Saúde de Abrigada vai para terreno da Câmara

Centro de Saúde de Abrigada vai para terreno da Câmara

Depois de a Administração Regional de Saúde não ter aceite a transferência do Centro de Saúde para o Centro Comercial, há um novo destino para aquela unidade.

O balanço da saúde no concelho para este ano é “bastante positivo, apesar de 2020 ser um marcado pela covid-19”. A afirmação pertence a Paulo Franco, vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Alenquer, em declarações prestadas ao jornal Nova Verdade.

Atualmente, no concelho, há seis unidades de saúde e dois centros de saúde – Carregado e Alenquer – sendo que os outros quatro são locais arrendados. A Unidade de Saúde de Santana da Carnota (extensão de Alenquer) foi para novas instalações em junho de 2020, “garantindo assim todas as funções de acessibilidade”, sublinha o vereador.

No Carregado foi assinado um protocolo para uma Unidade de Saúde Familiar, “onde iremos no início do ano fazer obras. A ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) já se comprometeu a colocar água quente no espaço e a remodelar os balneários”, mas o objetivo passa pela criação de uma Unidade de Saúde Familiar. Este é um projeto de voluntariado de médicos, enfermeiros e administrativos. “A principal característica desta iniciativa é que não haja nenhum utente sem médico de família atribuído”, reforça Paulo Franco.


Em Abrigada será criada uma Unidade de Saúde numa nova estrutura que possa fazer a gestão dos Centros de Saúde que estão em Olhalvo e Merceana. Ou seja, os locais ficam a funcionar como hoje, mas com gestão de uma equipa da Unidade de Saúde Familiar.

Para 2020, em Abrigada, tinha-se perspetivado a transferência do Centro de Saúde, cuja passagem estava prevista para o Centro Comercial, mas a ARSLVT não aceitou. “A Câmara Municipal teve de reiniciar o processo, que agora passa pela construção de um novo equipamento em Abrigada. Já estamos a trabalhar num desenho de um programa funcional que vai detalhar o que é necessário que esta estrutura tenha em número de gabinetes e a arquitetura do que se pretende”, explicou-nos Paulo Franco.
As competências da Câmara ainda estão elencadas ao que a lei permite. Todo este trabalho está a ser feito em parceria com a ARSLVT. “Nós somos parceiros para se poder acelerar o processo”, esclarece o Vereador.


Na mais recente reunião da Assembleia Municipal, José Manuel Catarino, deputado da CDU, referiu-se ao Centro de Saúde de Abrigada como “uma vergonha com atendimento desadequado a crianças e sem condições de higiene”. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado, considerou que estes “são processos complexos, que não se resolvem de um dia para o outro. Lamentamos os esforços feitos e que não resultaram na passagem [do Centro de Saúde de Abrigada] para o Centro Comercial, mas retomámos a ideia de poder ser construído num terreno da autarquia. Estamos a trabalhar nesse sentido para que uma parte do alto do concelho tenha uma qualidade exemplar de saúde, tal como temos na parte mais baixa, do ponto de vista do equipamento físico”.

O Centro de Saúde de Alenquer também passou agora a ter uma Unidade de Saúde Familiar, que foi inaugurada no passado dia 30 de dezembro.

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos