Hipótese foi lançada esta segunda-feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer.
O Carregado pode, finalmente, ver-se livre do parque de contentores. Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, avançou, esta segunda-feira, que recebeu um contacto “informal”, com a informação de que os contentores iriam ser deslocados até ao final do mês, apesar de o autarca admitir que o processo possa demorar “um bocadinho mais”.
“Recebi uma informação, de forma informal, porque não recebi nada formalmente, a dizer que os contentores vão sair do Carregado, do sítio onde estão, até ao final do mês. Admito que possa ser um bocadinho mais, mas que até ao fim do mês possam sair praticamente todos (os contentores)”, afirmou.
Durante a sessão de câmara, Pedro Folgado adiantou que os contentores vão ser deslocalizados para Bucelas e recusou a hipótese de serem colocados mais contentores no concelho.
“Admito também que não haja intenção de colocar contentores no concelho de Alenquer. Embora, em termos de dinâmica empresarial, os contentores sejam importantes e necessários porque se não houver contentores não há transporte de bens e materiais, mas visualmente, de facto, existem, com certeza, melhores sítios do que aquele em que está inserido no Carregado”, frisou.
A cumprirem-se as previsões do executivo, a empresa Green Ibérica, que opera nas instalações da antiga PERI, irá encerrar atividade no Carregado até ao final do mês de Outubro.
A retirada do parque de contentores tem sido uma das maiores reivindicações da população do Carregado. Os moradores queixam-se do barulho, da circulação de veículos pesados nas principais ruas da vila e da proximidade que existe entre o parque e a escola. Em junho do ano passado, o Ministério do Ambiente confirmou a ilegalidade do parque, porque está situado numa zona de Reserva Agrícola e Reserva Ecológica Nacional.
Pode ficar a saber mais sobre este tema na próxima edição do Jornal Nova Verdade.
(Foto: Sergio Mateus)