Biblioteca Municipal de Alenquer comemora 25 anos

Biblioteca Municipal de Alenquer comemora 25 anos

Este ano, as comemorações assentam no lema “25 anos, 25 razões para vir à biblioteca”.

A 17 de maio de 1997, a Biblioteca Municipal de Alenquer abria as portas pela primeira vez na Rua Sacadura Cabral. Desde esse dia, que o espaço, tradicionalmente conhecido como a “casa dos livros”, se tem transformado num pólo de cultura, de ação social e de aprendizagem.

“A biblioteca é cada vez mais um leque mais diversificado de oferta. Em tempos eram só livros, trancados, mas hoje temos um pouco de tudo, temos contos, temos música, temos uma parte cultural, temos o apoio à edição, nomeadamente, com a vinda de escritores que vêm aqui lançar as obras, portanto existe sempre uma razão para vir à biblioteca”, sublinha Eugénia Baltazar, coordenadora da Biblioteca Municipal de Alenquer.

À memória de Eugénia Baltazar surgem rapidamente outras duas razões para visitar este espaço. A primeira prende-se com a questão da sustentabilidade: “Se existe aqui um leque variado de escolha e de oferta de espólio de livros e de não livros, porquê estar a investir dinheiro e a massacrar o ambiente ao comprar materiais que aqui podem aceder gratuitamente?”. 

Por outro lado, Eugénia destaca a evolução que as bibliotecas têm registado, mas também o papel destes espaços na preservação da memória coletiva. “A biblioteca tem aqui um papel importante de armazenar aquilo que recebemos dos nossos antepassados, enquanto centro de recolha, difusão e de apoio àquilo que tem sido feito, também a nível concelhio”. 

Para os próximos 25 anos, Eugénia Baltazar deseja que as portas abertas da biblioteca consigam atrair cada vez mais pessoas. “Queremos tentar cativar mais para leitura, para a cultura, apostando sempre na diversidade e na proximidade. Acho que são dois eixos importantíssimos numa biblioteca.  A diversidade para a poder abranger cada vez mais todo o tipo de públicos, todos os interesses e todas as áreas que as pessoas apreciam ou que têm necessidade de explorar e a proximidade para mostrarmos que estamos disponíveis, de portas abertas, que sabemos ouvir”, revela Eugénia Baltazar, reforçando a ideia de que “as bibliotecas são um mundo por descobrir”. 

Atividades assinalam os 25 anos da biblioteca

A Biblioteca Municipal de Alenquer está a promover uma série de atividades até 24 de junho sob o lema “25 anos, 25 razões para vir à bilbioteca”. Consulte aqui os próximos eventos em agenda:

2 a 31 Maio – Exposição “Paisagens Controladas” – Biblioteca Municipal Merceana

4 a 30 maio – Exposição “Trabalhos com Amor”

9 a 28 maio – Espírito Santo: Exposição Bibliográfica

18 de maio – Festa do LU.GAR, Sessão de contos com António Fontinha.

                  – Espetáculo e debate entre moleiros, às 20h30

21 de maio –  “Leitura com Mimos com Rita Moriés” – sessões de leitura para bebés dos 6 aos 36 meses

25 maio a 25 junho –  Exposição “Apanhar a Espiga”

1 de junho – Ser Criança – Dia do Nariz Vermelho, 10h às 17h

3 junho – Serão dos Irmãos, jogos e ateliês até aos 12 anos, 21h30

2 a 30 junho – Exposição “Europa: 60 Anos da Celebração dos Tratados de Roma”

11 junho –  Lançamento de XXXIII D.C. – Primeiro livro de Ivo Cavaco, às 15h 

24 de junho – “Portugueses, Cidadãos do Mundo” – palestra com eurodeputada Margarida Marques e o deputado João Nicolau

24 de junho – Apresentação do livro “O meu filho tem asas”, às 15h

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos