A obra já começou e espera-se que esteja em funcionamento em novembro.
O Parque Canino da União de Freguesias de Alenquer, localizado no final da Rua Maria Helena de Araújo Ribeiro Pinto Assoreira, vai ser um local onde os cães poderão fazer exercício e uso de equipamento de divertimento.
O parque canino será um equipamento público vedado. Além de um espaço para os animais é um local para a comunidade, de entrada livre para todos os cães que não sejam considerados perigosos, vacinados e chipados, e os donos não podem levar comida ou brinquedos.
Paulo Matias, o presidente da União de Freguesias de Alenquer, considera que este parque “marca a evolução dos tempos, porque cada vez mais as pessoas têm o seu cão de estimação, os novos casais que vêm para cá costumam ter um cão de companhia, que anda pelos jardins e pelas estradas. Achámos interessante que a nossa freguesia, na zona urbana, pudesse ter um parque canino”.
Para além desta norma, a presença no parque implica o cumprimento de um conjunto de regras, como a necessidade de os canídeos estarem sempre acompanhados e sob vigilância, sendo obrigatória a recolha imediata dos dejetos caninos.
Numa lógica de reabilitação dos espaços urbanos, o atual Executivo da Freguesia inseriu nas suas propostas eleitorais em 2017 a criação de parques em diversas localidades da Freguesia. Atendendo a esta questão e numa política de proximidade e de envolvimento com a comunidade, o órgão executivo da Freguesia auscultou a população residente na zona através da distribuição de um folheto porta a porta. O terreno era camarário.
“Acreditamos que é um local agradável até para os donos dos cães se conhecerem e é uma mais-valia para a nossa freguesia”, diz Paulo Matias.
A construção do parque canino, que já começou, foi a proposta mais sugerida e por consequência a solução mais conveniente para o local, tendo em conta a proximidade de amplos espaços verdes, equipamentos geriátricos e parques infantis. Espera-se que em novembro o parque já possa estar em funcionamento.