Procedimento pretende minorar a falta de médicos que afeta cerca de 30 000 habitantes de todo o concelho.
Foi publicado, em Diário da República, no passado dia 2 de maio, o procedimento concursal para a admissão de um total de 1186 médicos de família para todo o país, das quais 15 das vagas serão destinadas ao concelho de Alenquer. Como aliciante para os profissionais de saúde, quatro desses médicos poderão ser contratados ao abrigo do programa de fixação de médicos em Centros de Saúde Carenciados e que dá benefícios monetários aos médicos que venham a aceitar esses lugares. A abertura destas vagas para médicos de família pretende minorar um problema que afeta cerca de 7 em cada 10 utentes do concelho.
AO ACES Estuário do Tejo, que serve os concelhos de Vila Franca de Xira, Azambuja, Benavente, Alenquer e Arruda dos Vinhos, foram destinadas 60 vagas estão distribuídas pelas seguintes unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) ou unidades de saúde familiar (USF): UCSP Alenquer 9; UCSP Azambuja 9; UCSP Benavente 6; UCSP Carregado 6; UCSP Forte da Casa 10; UCSP Póvoa de Santa Iria 7; UCSP Vila Franca de Xira 7; USF Alhandra 6.
Recorde-se que o concelho de Alenquer tem quase 70% de utentes sem médico, estando UCSP do Carregado e as extensões de Abrigada, Olhalvo, Merceana e Carnota sem qualquer médico de família. Nos últimos tempos a resposta tem sido assegurada por médicos de recurso bem como pelo programa do Município de Alenquer que proporciona médicos aos sábados e que já proporcionou cerca de 900 consultas desde janeiro.
- Noticia corrigida às 19:56 com a inclusão dos médicos destinados à UCSP do Carregado