.
OUVIR EMISSÃO ONLINE
Exposição “Famílias, Aqui” ‹ Rádio Voz de Alenquer

Foram sete as famílias de casais do mesmo sexo e uma mãe solteira que aceitaram o desafio da fotógrafa Ana Nunes da Silva e da jornalista Ana Clotilde Correia, para participarem no projecto “Famílias, Aqui”.

O resultado desse trabalho deu origem a um conjunto de fotografias, que vão estar patentes a partir de 15 de Maio na Biblioteca Municipal de Alenquer.

Inspiradas por um projecto similar de um fotógrafo norte-americano, as autoras pretendem dar visibilidade à desproteção legal a que estão votadas estas famílias pelo ordenamento jurídico português.

Atualmente, a lei portuguesa define a adoção de crianças como um direito exclusivo de pais e mães solteiros e de casais heterossexuais.

Embora os casais do mesmo sexo tenham acesso à união de facto desde 2001 e ao casamento desde 2010, não existe ainda qualquer reconhecimento da parentalidade exercida por estes casais.

A exposição estreou em Janeiro de 2014, com a colocação das fotografias pelo circuito de mupis da autarquia de Lisboa, cada uma delas acompanhada por um pequeno texto, ou uma citação.

O debate “O que faz uma família?” inaugurou a exposição na sexta-feira 15 de Maio. Participaram Filipa Costa Santos, psicóloga, Paulo Corte-Real, vice presidente da associação ILGA Portugal, e Margarida Faria, presidente da Amplos, Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género. A moderação foi de Ana Clotilde Correia.

A exposição estará patente até 16 de Junho, no átrio da Biblioteca Municipal de Alenquer.

Share

Sem comentários ainda